O deputado estadual Valdeci Oliveira integrou a comitiva de autoridades que acompanhou a vinda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Santa Maria, nesta quinta-feira (2/5). A atividade, realizada na Base Aérea, teve como principais objetivos a realização de um mapeamento inicial dos inúmeros danos causados à cidade e à região pelos violentos temporais registrados nas últimas 48 horas e a deflagração imediata de uma força-tarefa para atender as famílias atingidas. Para Valdeci, a presença da maior autoridade do país, acompanhada de diversos ministros, entre eles o santa-mariense Paulo Pimenta, e do governador do Estado, Eduardo Leite, além de diversas outras lideranças locais e regionais, foi extremamente relevante para impulsionar uma reação muito forte à tragédia. “O presidente deixou bem claro que o objetivo inicial desta ação coletiva é salvar vidas, é garantir alimentos, água, roupas e abrigo para quem está desalojado ou desabrigado. E o próximo grande passo será a recuperação da estrutura que foi levada pelas águas, como estradas, pontes e moradias. Reforço ainda o comprometimento total do governo federal no momento que o Lula e os ministros disseram em alto e bom som para nós, aqui hoje, que não faltarão esforços do governo federal nesse doloroso e complexo processo de recuperação”, assinalou o deputado.
Valdeci também enalteceu a criação da Sala de Situação, que contará com representantes de todos os ministérios envolvidos e também do governo estadual e que terá a missão de, a partir de agora, monitorar e coordenar o trabalho de apoio às cidades gaúchas atingidas. “Unir esforços, instituições, entes e pessoas é a maneira mais ágil de enfrentar tudo o que estamos passando. Todos temos de nos dar as mãos e passar por cima de qualquer divergência política. O atendimento às pessoas é a prioridade absoluta. Estamos tratando do maior desastre climático do RS”, assinalou.
O deputado destacou ainda o apoio militar confirmado pelo Ministério da Defesa ao estado nessa mobilização (são mais de 600 profissionais da Forças Armadas, 45 viaturas, 12 embarcações e botes enviados pela Marinha e Exército e cinco aeronaves atuando nos resgates) e a antecipação de recursos (R$ 16 milhões do PAC) para obras de contenção de encostas na Região Norte de Santa Maria, “A ajuda está apenas começando. Vem muito mais apoio pela frente e nós, lá na Assembleia Legislativa, vamos acompanhar tudo de perto, tanto as iniciativas federais quanto as estaduais e municipais”, complementou.