Em agendas nos últimos dias 15 e 16/04 em Pamplona, na Espanha, os deputados Valdeci Oliveira e Luiz Fernando Mainardi, integrantes da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, juntamente com Sérgio Barbieri, empresário do setor energético, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertison Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas, naceles (suporte que envolve as turbinas), pás e torres de energia eólica, além de conhecerem indústrias da empresa. O foco da agenda era de conhecer fábricas da empresa e buscar investimentos no RS, principalmente na metade sul do estado, onde projetos de parques eólicos estão em desenvolvimento.
A agenda teve início com reunião com o gerente de planta da fábrica da Acciona, subsidiária da Nordex, que produz nacele, componentes que ficam no topo das turbinas eólicas e abrigam o gerador, as engrenagens e os sistemas de controle, e são cruciais para converter a energia do vento em eletricidade. Na sequência, a comitiva se reuniu com Carolina da Silva Marques, integrante do projeto de hidrogênio verde da Nordex. Um projeto que está em fase avançada para produção de combustível limpo através de fontes renováveis, como a eólica, sem emissão de poluentes.
Por fim, a agenda se encerrou com visitação na fábrica de pás, onde a comitiva foi recebida por Ruan Pablo Abinzano, gerente global de qualidade da Acciona/Nordex, e Lenon Neves, engenheiro da empresa. Na visitação à fábrica, puderam compreender a engenharia de produção dos componentes.
Após visitas técnicas, Mainardi sustenta que a metade sul do estado tem capacidade para abrigar indústria de componentes eólicos. “Tenho certeza que temos as condições necessárias, através de uma logística estratégica. Em nosso estado, temos 48 novos projetos eólicos em andamento”, afirmou. “Essas experiências reforçam nossa convicção de que o RS tem todas as condições para se tornar o centro estratégico deste polo de energia limpa que tem se mostrado uma realidade na metade sul gaúcha”, concluiu.
Para Valdeci Oliveira, o futuro do RS tem que ser sustentável. “O futuro é com energia limpa, é com o aproveitamento do hidrogênio verde, é com muito mais sustentabilidade. O Rio Grande tem que estar presente com força nessa pauta e estar preparado para a transição energética e para receber investimentos na área.”, afirmou, destacando ser fundamental manter as articulações político-institucionais com os setores nacional e internacional.
A comitiva integra as ações da Frente Parlamentar Pró-Energia Renováveis, da Assembleia Legislativa do RS, com agenda dividida em duas partes. Além desta, o governador Eduardo Leite, o deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), que também coordena a Frente Parlamentar, viajarão a Hamburgo, na Alemanha, na sede global da Nordex, para reforçar o pedido de investimentos no estado.