Em reunião realizada nesta terça-feira, 24/10, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, o deputado Valdeci Oliveira (PT) recebeu a confirmação da retomada imediata das obras da Travessia Urbana, mais precisamente do viaduto da Uglione, em Santa Maria, e sua conclusão e entrega no ano que vem. A informação foi prestada pelo superintendente regional do DNIT no estado, Hiratan Rodrigues. “Agora tem orçamento e tem contrato”, assegurou Rodrigues, acrescentando, ainda, que as obras para o término do trevo da Urlândia também serão retomadas nos próximos dias, com o retorno da empresa aos canteiros de obras. O movimento foi possível após parecer favorável da Procuradoria do órgão ao acordo com as construtoras dos consórcios responsáveis e a garantia de recursos no orçamento federal.
“Pelo que nos foi mostrado do planejamento feito por parte das empresas e do governo federal, a Travessia poderá estar concluída ainda no primeiro semestre de 2024. E um novo CREMA, que será assinado amanhã, irá garantir a duplicação da BR-392, do trevo da Uglione até o Minuano e a melhoria da rodovia até Caçapava do Sul. A conclusão da Travessia Urbana, que está com mais de 95% dos trabalhos concluídos, é uma questão de extrema importância tanto para Santa Maria quanto para a região”, destacou Valdeci ao final da reunião. Para o parlamentar, o retorno aos trabalhos do projeto, que já dura quase uma década, é exemplo do compromisso do governo Lula em contraste com as administrações que o antecederam. “Na prática, foram negligenciados no último período. O compromisso agora é ampliar, melhorar e fazer com que as coisas acelerem”, frisou o parlamentar. Por conta dos inúmeros atrasos até hoje registrados, Valdeci fala em cautela. “Também nos foi informado que há um ‘X’ na questão, que são as chuvas. As previsões apontam grandes volumes no mês de novembro. E por se tratar de obra a céu aberto, devemos ter cautela e responsabilidade quanto a prazos. O esforço será feito, mas as variáveis climáticas precisam ser levadas em conta”, avalia.
Conforme a superintendência do DNIT, R$ 14 milhões já estão garantidos no orçamento para que os cronogramas sejam mantidos. Além disso, a diretoria do órgão está preparando o lançamento do projeto de implantação e pavimentação da BR-392, ligando Santa Maria e Santo Ângelo. A obra de 259 quilômetros, também descartada das prioridades da União desde 2016, beneficiará 18 municípios, a maioria da Região Centro. A contratação, por trechos, deverá começar também em 2024.