Debates sobre uma importante pauta ligada à ampliação do acesso à educação superior pública no Rio Grande do Sul foram aprovados nesta terça-feira (13/6), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. O plenário do colegiado acolheu os requerimentos apresentados pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) para a realização de audiências públicas que deverão discutir a proposta de expansão do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no estado. Além de Santa Maria, marcada para ocorrer no dia 23 de junho, 14h, no plenário da Câmara Municipal, o parlamentar ainda apresentou requerimentos para realização de audiências em Santiago (30 de junho, 10h, no Auditório Caio Fernando Abreu) e São Luiz Gonzaga (29 de junho, 10h, plenário da Câmara Municipal), cidades que buscam também sediar unidades da instituição – esta última em conjunto com o deputado Jeferson Fernandes. Os horários das atividades serão confirmados nos próximos dias.
“Esse é um tema de grande importância e que exige uma permanente articulação e debate. Nós já tratamos desse assunto quando fomos a Brasília, em abril, quando defendemos essa demanda. Na ocasião, reunimos com o ministro Paulo Pimenta e com a professora Carla Jardim (ex-reitora do IFFar e que atualmente atua no Ministério da Educação), e também em diferentes oportunidades com a atual reitora do IFFar, Nídia Heringer. Trata-se de uma possibilidade concreta, considerando que Santa Maria já conta com a reitoria do Instituto, é reconhecidamente um polo educacional qualificado e, sem dúvida alguma, preenche todos os requisitos para também acolher um campus do IFFar e uma série de cursos na área da educação profissional e tecnológica”, explica Valdeci.
Segundo o parlamentar, os encontros estão sendo articulados com os respectivos legislativos municipais e com as comunidades estudantis e acadêmicas. “É fundamental envolver a participação dos nossos vereadores e vereadoras e da sociedade como um todo, pois se trata de um movimento que exigirá união e muita parceria, envolve uma construção coletiva, de convencimento, de aproveitar esse momento em que o governo federal volta a investir na educação como força propulsora do desenvolvimento regional, da criação de oportunidades, da inclusão social”, avalia.
Estão sendo convidados a participarem dos debates, representantes de diversos legislativos locais, executivos municipais, secretários de educação, entidades sindicais e empresariais e, além de gestores do próprio IFFar, coordenadorias regionais de educação, grêmios estudantis e partidos políticos.
IFFar em números – Além de possuir a Reitoria em Santa Maria, o IFFar conta com campi em Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Ângelo, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana. Conforme o Relatório da Situação de Matrículas, Permanência e Êxito nos Cursos Técnicos e de Graduação, referente ao ano de 2022, a instituição conta com 4.671 matrículas em 40 cursos técnicos integrados; 584 estudantes matriculados em 19 cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio; e 3.657 em 55 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia).