Por intermédio do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), foi realizada, nesta sexta-feira (7/10), em Santa Maria, uma reunião entre a direção do Hospital Universitário (HUSM) e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. A pauta do encontro foi a busca de alternativas para enfrentar a superlotação do Pronto-Socorro do HUSM. Hoje, o local, que conta com 23 leitos para internação, está com 42 pacientes, quase o dobro da capacidade.
Depois de se reunir com o diretor do Universitário, Humberto Palma, na quinta-feira (6), e receber mais detalhes a respeito da situação do hospital, Valdeci imediatamente telefonou à secretária Arita. Esse contato resultou na realização da reunião desta sexta, que foi possível em função da vinda da titular da pasta da saúde estadual a Santa Maria para inauguração de um ambulatório voltado aos idosos. “Os gestores do HUSM puderam dialogar diretamente com a secretária, que foi sensível a nossa solicitação de realizar a reunião. A secretária assegurou que, dentro de duas semanas, será realizada uma reunião técnica entre as equipes da secretaria e do HUSM para se buscar saídas concretas a um problema que está se repetindo com muita frequência. Não podemos banalizar a repetição desses casos de superlotação e aceitar como normal esse quadro de macas espalhadas pelos corredores”, afirmou Valdeci
O presidente da Assembleia assegurou que vai acompanhar todo o desdobramento desse caso. “Se for necessário, vamos acionar novamente a secretária da Saúde e o governo do Estado. O importante é que ações concretas sejam viabilizadas”, acrescentou ele.
Regional – Depois da audiência no HUSM, Valdeci, junto com Arita, o prefeito Jorge Pozzobom e outras lideranças locais e regionais, foi ao Hospital Regional, situado na Região Oeste de Santa Maria, para acompanhar a inauguração de um ambulatório voltado à população idosa, o qual funcionará dentro do complexo de saúde e é um serviço pioneiro no Rio Grande do Sul. “A nossa luta pela abertura de 100% dos serviços e leitos do Hospital Regional seguirá firme, e a inauguração desse ambulatório é mais um passo nessa direção”, acrescentou ele.
Texto: jornalista Tiago Machado