A pavimentação entre São Luiz Gonzaga e Rolador, na ERS-165, cuja conclusão estava prevista para o ano passado, pautou o encontro realizado na última sexta-feira (22) na ACI, a Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga, entre o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), que cumpriu roteiro na região, e dirigentes da Associação, da Coopatrigo/Fecoagro e da Expo São Luiz, além do prefeito Sidney Brondani e representantes do sindicato rural. A obra na ERS-165 é tida como a mais esquecida e feita aos poucos no RS (e por isso se deteriorando), como lembrou na reunião o editor do jornal A Notícia, José Grisolia Filho.
Mas a principal demanda das lideranças se deu em relação à pavimentação asfáltica de um trecho de pouco menos de 600 metros e que dá acesso ao Parque de Exposições, onde é realizada a Expo São Luiz, já acertada e prometida pelo governo – mas até o momento não realizada. O reforço às reivindicações já feitas pelas entidades junto ao executivo gaúcho, apoio institucional e político às pautas e um canal de comunicação com a assembleia ilustraram a conversa, que contou ainda com a necessidade da Uergs de São Luiz Gonzaga receber a devida atenção estatal à conclusão das suas obras “para não perder público jovem”, como frisado na audiência.
E considerando a demora na conclusão do trecho São Luiz/Rolador, causou perplexidade nos participantes da reunião o projeto do governo que repassa R$ 492 milhões em recursos do estado à União para que esta realize obras em rodovias federais no RS. Já a realização da próxima edição da Expo São Luiz está marcada para setembro do ano que vem. Em 2014, Valdeci apresentou o projeto, transformado em lei no ano seguinte, que incluiu a atividade, considerada a maior feira multissetorial da Região Missioneira, no calendário oficial do Estado.