Em encontro da Famurs, presidente defende união e apoio às pautas municipalistas

Durante a abertura da já tradicional Assembleia de Verão da Famurs, inciada ontem (24) na praia de Torres, no litoral norte, o presidente do Parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira, defendeu a unidade e apoio às pautas municipalistas, principalmente às relacionadas à saúde, transporte escolar e, por conta da atual conjuntura, aquelas voltadas ao combate à estiagem. “As prefeituras são as primeiras caixas de ressonância da sociedade, onde as pessoas acorrem para todas as demandas. E digo isso pela experiência como prefeito de Santa Maria por 8 anos. Sei o quanto é importante termos políticas públicas estaduais e federais para se alcançar e ampliar recursos às cidades”, avaliou o chefe do legislativo gaúcho. 


Valdeci destacou ainda a importância daquele encontro, não somente como troca de experiências, mas também firmar a solidariedade coletiva no enfrentamento ao atual momento pelo qual passa o RS no quesito crise hídrica. “Tenho andado muito pelo Rio Grande com o propósito de estreitar, encurtar os caminhos na relação da Assembleia e a sociedade. E tenho visto que há muitos desdobramentos da estiagem que não foram resolvidos. Precisamos estar preparados para um próximo evento desse tipo, que chegará, para que não tenhamos tantos prejuízos”, defendeu. 


Para o parlamentar, os reflexos da falta de chuvas pela qual passou o estado nos últimos meses foram e continuam sendo os responsáveis pelo enorme recuo econômico do RS. “E isso me preocupa muito, pois em Brasília não acreditam que exista seca por aqui. Talvez essa (percepção) seja a grande dificuldade que temos para garantir os recursos necessários para darmos conta do impacto caótico, no social e no econômico, que terá ainda mais desdobramentos negativos com a queda nas receitas públicas”, avaliou. 


Segundo o presidente, “é necessário, e convido a Famurs a ser parceira, fazermos um grande movimento, um grande debate sobre as medidas de curto, médio e longo prazos necessárias. Temos de compreender que o RS tem uma estiagem cíclica e se não nos prepararmos para ela vamos voltar a nos lamentar e tentar achar alternativas quando tivermos uma nova crise hídrica. É importante que todas as forças políticas se unifiquem para a formulação de uma política de estado. Prevenção é fundamental, mas principalmente o convencimento do governo federal de que aqui tem estiagem e, apesar de sermos o maior produtor de grãos do país, não recebemos um olhar prioritário nesse sentido”.


Ao final do seu discurso, que incluiu avaliações acerca da movimentação feita pela Assembleia Legislativa em relação ao IPE e o risco do descredenciamento dos hospitais junto ao convênio responsável pela cobertura médica de mais de um milhão de pessoas, Valdeci destacou que aquele momento momento organizado pela Famurs se caracterizava como um encontro importante para se ampliar a luta em defesa da saúde pública. “Prefeito Carlos Souza, persista no Hospital Regional do Litoral Norte. Vivi essa realidade em Santa Maria e depois de 12 anos ele está concretizado é vem se mostrando fundamental para toda a região Centro do RS. O Parlamento é parceiro, está de portas abertas e junto nessa caminhada”, assegurou.


Assembleia de Verão da Famurs, considerada o maior evento municipalista do RS no litoral gaúcho, é voltada a prefeitos, vices, secretários e demais agentes municipais. Além dos debates envolvendo as mais diferentes questões relacionadas à administração pública, o seminário também foi palco para o primeiro encontro realizado com os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul e contou com a participação de senadores, deputados estaduais, federais e representantes do executivo do estado.