Relator do projeto de lei (PL) 85/202, de autoria de Paparico Bacchi, na Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira indicou voto favorável à proposta que confere ao município de Agudo o título de Berço dos Dinossauros. Agudo, assim como toda a região da Quarta Colônia, possui estratos rochosos datados do Período Triássico (cerca de 233 milhões de anos), onde encontram-se preservados registros de fósseis, com origem nos dinossauros mais antigos já descritos no mundo. “Esse importante acervo já é considerado patrimônio cultural brasileiro, por força do art. 216, da Constituição Federal. Nesse cenário desenhado pela justificativa do projeto, cuja alegação encontra alicerce fático na realidade, considero justa e adequada a proposta e indico voto favorável”, destacou Valdeci, que foi seguido pelos demais integrantes do colegiado, totalizando 11 votos pela aprovação da matéria.
“Essa riqueza fóssil está armazenada no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria, localizado em São João do Polêsine, que produz ciência acerca do patrimônio paleontológico de toda região da Quarta Colônia, e tais fatos tem atraído a atenção da população brasileira por conta de diversas matérias jornalísticas veiculadas em diferentes programas de TV”, salientou Valdeci.
Despedida
Ao final da reunião ordinária da Comissão, a última do ano, Valdeci aproveitou para se despedir dos colegas, pois a partir de 31 de janeiro de 2022 deixa de integrar o colegiado e passa à presidência do parlamento gaúcho. Valdeci será o último presidente da Assembleia do período da 55ª legislatura – 2019 a 2022. Como desde 2007 a gestão da Casa se dá de forma compartilhada, com as quatro maiores bancadas se alternando na chefia do legislativo estadual, PTB, PP e MDB ocuparam os três primeiros anos e coube ao PT ficar à frente em 2022. “Aprendi muito, nos últimos anos, com todos e todas nesta Comissão. E tenho certeza, tenho muito a aprender ainda. O diálogo e o debate travados nesse colegiado, sempre de forma qualificada e respeitosa, são referenciais importantes para o trabalho que pretendemos fazer na presidência da Assembleia”, destacou.