Assim que tomou conhecimento da suspensão de atendimentos de urgência em traumato-ortopedia no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria, o deputado estadual Valdeci Oliveira entrou em contato com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para cobrar informações e providências. Membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Valdeci lembrou que a implementação do Programa Assistir, que seria a causa da não continuidade do serviço emergencial, está gerando bastante polêmica no Estado.
Recentemente, uma audiência pública foi realizada no Parlamento sobre o assunto. “Há uma indignação muito grande por parte de uma série de gestores de hospitais e prefeito com relação às mudanças previstas no Assistir. Na audiência realizada pela Comissão de Saúde, foi defendida a suspensão do programa e a criação de uma mesa de negociação para construção de um acordo com os hospitais”, informou Valdeci.
Em contato por telefone com Valdeci, a secretária Arita confirmou que, com o Programa Assistir, “não existe mais o plantão presencial na forma como estava concebido anteriormente (na Casa de Saúde) ”. Ela garantiu que, em breve, irá informar, de forma detalhada, os recursos que a Casa de Saúde passará a receber em função do mesmo programa. “Nós vamos acompanhar de perto essa questão, pois o serviço de traumato-ortopedia, em muitos casos, depende do atendimento de urgência. É preocupante existir essa lacuna”, complementou Valdeci.