Mais um importante passo em busca do fornecimento de vacinas contra a covid-19 para a população gaúcha foi dado na tarde desta terça-feira (23/2). Em sessão plenária virtual, a 40a realizada neste formato por conta das medidas de contingência sanitária, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Poder Executivo, que alterou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, autorizando o governo estadual a dispor de recursos para compra de imunizantes contra o novo coronavírus. “De certa forma podemos ver como um alívio a aprovação da matéria, pois, como vínhamos afirmando há meses, já passou da hora dos gaúchos e das gaúchas não ficarem mais na dependência exclusiva do ministro da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello, e do próprio presidente Bolsonaro, o verdadeiro responsável pelas orientações cegamente obedecidas pelo ministro”, afirmou o deputado Valdeci Oliveira.
O parlamentar lembrou ainda que a bancada do PT não só apoiou o projeto desde o seu anúncio como também foi decisiva para, no final do ano passado, garantir recursos orçamentários para compra das vacinas pelo Estado, quando apresentou emenda na votação da majoração das alíquotas do ICMS. “Votamos favoravelmente naquela ocasião pela manutenção dos índices por um ano (e não três como queria o governo) desde que, em contrapartida, houvesse a garantia financeira para a aquisição do imunizante. Nenhuma ação hoje é mais importante do que garantir, indistintamente, a vacinação dos gaúchos e gaúchas contra a Covid-19”, relembrou Valdeci.
Em outra frente, Valdeci, utilizando uma prerrogativa parlamentar, encaminhou, no início desse mês, um pedido de informações à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, cobrado um conjunto de informações sobre o cronograma da vacinação no estado e em relação ao abastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares do RS, bem como os estoques deste insumo disponíveis. “No momento em que a pandemia recrudesce no estado, com UTIs lotadas e pacientes na fila por leitos intensivos, precisamos garantir que não haja falta de nenhum insumo, muito menos oxigênio”, destacou Valdeci.
Na mesma sessão também foi aprovado o requerimento, dos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Zé Nunes (PT), para criação de uma Comissão de Representação Externa que deverá acompanhar todo o planejamento e execução da vacinação em solo gaúcho.
Crédito foto: Joel Vargas AL/RS
(Foto: Governo de SP/Fotos Púbicas)