No momento em que quase 70% da população gaúcha está sob classificação de bandeira preta pela Covid-19 e que boa parte das UTIs ultrapassam os 100% de lotação, a Bancada do PT na ALRS e a Executiva Estadual do PT RS conclamam à sociedade civil e aos governantes às insígnias do respeito, solidariedade e responsabilidade.
Respeito para com todos os trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos serviços essenciais e não tem a opção de permanecerem em casa. Respeito a todos os profissionais da área da saúde que, esgotados, viram dias e noites nos hospitais lutando para salvar vidas. Respeito este que deve nos levar a abrir mão de passeios, festas, visitas e qualquer saída desnecessária neste momento grave que atravessamos.
Solidariedade com todas as famílias que, sem auxílio emergencial, saem todos os dias na busca de trabalho para colocar o alimento na mesa. Precisamos intensificar a defesa da implantação de um programa de renda básica no RS e do retorno imediato do auxílio emergencial federal.
Responsabilidade, principalmente de nossos governantes, de manter as escolas fechadas, de atuarem para coibir aglomerações e, principalmente, de evitar promovê-las como insiste o presidente da República. Responsabilidade do governo federal de acelerar a remessa de vacinas para os estados e de votar urgentemente o retorno do auxílio emergencial. Responsabilidade do governo do Estado em ter iniciativas próprias para ampliar a vacinação e implantar um programa de Renda Básica Emergencial.
Da nossa parte, estamos em prontidão para que o projeto de lei que possibilita ao Estado usar recursos próprios para compra de vacina seja o primeiro a ser votado na próxima terça-feira, na sessão plenária da Casa. Também na terça, a ALRS deve votar a nossa proposta, já aprovada pela mesa diretora, de constituição de uma Comissão Externa para acompanhar o processo de vacinação no RS.
Bancada do PT na ALRS e Executiva Estadual PT/RS