A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde do dia 26/8, em sessão extraordinária virtual, o PL 519/2019, que inclui o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), no município de Santa Maria, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS. Com isso, além do reconhecimento de sua importância, o setor da cultura recebe uma chancela simbólica que contribui na busca de apoiadores para as produções.
O autor do projeto, o deputado Valdeci Oliveira (PT) afirmou que apesar da simplicidade, a proposta vem carregada de grande simbolismo. “O Festival teve início na época em que tive a oportunidade e o orgulho de ser prefeito de Santa Maria e podemos dizer que é um processo de democratização e descentralização da cultura na cidade, pois todo o evento era e é apresentado na praça da cidade. Foi uma marca que transformou-se em referência”, afirmou.
Valdeci citou sete pessoas fundamentais para o surgimento e a trajetória do SMVC. “Em nome do Luiz Alberto Cassol, do Luciano Ribas, do Orlando Fonseca, do Carlos Alberto Badke, da Juliane Fossatti, do finado e saudoso amigo Clayton Coelho e da Alexandra Zanella, eu homenageio todos e todas que lutam e trabalham pelo Festival e pela cultura. Nós sabemos o quanto é difícil, ainda mais nos dias atuais, trabalhar e militar na cultura”, disse.
O festival, que foi criado em 2002, já teve 13 edições realizadas e é marcado por atividades – como a exibição de filmes na praça central da cidade (Praça Saldanha Marinho) e em escolas da rede pública – totalmente gratuitas e abertas à população. Além do caráter comunitário, o SMVC é um incentivador da produção cinematográfica local e regional. “O cinema e o audiovisual, sempre é bom registrar, geram emprego e renda, além, é claro, de produzir educação, conhecimento e cidadania”, destacou Valdeci.
Foto: Arquivo Prefeitura Municipal de Santa Maria