O Hospital Regional volta a mobilizar a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Por iniciativa do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), será realizada, no próximo dia 10 de abril, em Santa Maria, uma audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente que vai discutir a situação do complexo de saúde. Nessa quarta (22), fecha cinco meses da data que representantes dos governos federal e estadual anunciaram que o Regional seria administrado por três instituições privadas, o Grupo Sírio Libanês e os hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento. “Desde que ocorreu esse anúncio, feito, aliás, na véspera do segundo turno das Eleições Municipais de 2016, nada de concreto aconteceu. Nenhum papel foi assinado, e ninguém mais vem a público dar explicações. Será preciso ocorrer uma outra eleição para que esse tema tenha algum avanço?”, questionou Valdeci.
Para ele, a realização da audiência pública é essencial para que haja transparência nas definições do Regional. “Hoje, a comunidade regional está totalmente alijada do processo decisório. Os prefeitos e secretários de saúde souberam pela imprensa que um grupo privado foi escolhido, sem maiores explicações, para gerir o Regional e que os atendimentos não seriam mais 100% SUS. A sociedade precisa saber, de fato e com detalhes, quando o hospital vai abrir as portas e de que forma”, complementou o parlamentar.
Serão convidados a participar da audiência representantes do governo do Estado, do Ministério da Saúde, das prefeituras e câmaras municipais da Região Centro, do Ministério Público, dos movimentos sociais, das universidades e da comunidade. A atividade ocorrerá às 18h, na Câmara Municipal de Santa Maria. (texto e foto: Tiago Machado)