O governador José Ivo Sartori não compreendeu a gigante manifestação realizada pelos servidores estaduais na terça (17), em Porto Alegre, afirma o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Para o parlamentar, a reação do governador ao ato conjunto das categorias, as quais protestam contra o parcelamento no pagamento de salários, foi equivocada e autoritária. “Como é que um governo que paga o salário dos servidores em vezes, como se diz no linguajar popular, pode vir a público, por meio de uma entrevista coletiva, fazer ameaças de corte de ponto aos trabalhadores. O governador tem de agradecer as categorias por elas não terem decretado uma greve por tempo indeterminado”, afirma Valdeci.
Na avaliação de Valdeci, diante das medidas propostas, o governador deveria adotar uma postura de humildade e de diálogo com os servidores e sindicatos. “A cada semana, o governo anuncia a retirada de alguma conquista dos trabalhadores. A reação é natural em uma sociedade democrática. Queriam aplausos?”, acrescentou.
O deputado reiterou a posição da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia de votar e se posicionar contra iniciativas que representem o enfraquecimento dos serviços públicos e a perda do poder de compra da classe trabalhadora. “Não contem conosco para fazer tarifaços e sucatear o Rio Grande”, resumiu. (texto e foto: jornalista Tiago Machado – MTE 9415)