A decisão do governador José Ivo Sartori de não comparecer ao anúncio do parcelamento dos salários dos servidores estaduais, confirmada nesta sexta (31), pelo Palácio Piratini, foi contestada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Para o parlamentar, Sartori tinha o dever de prestar explicações diretas à sociedade gaúcha sobre uma medida que repercute em diversos segmentos da economia estadual. “Ele não atingiu apenas o servidor e sua família. A economia gaúcha como um todo foi golpeada. Os reflexos virão em cascata. E na hora de explicar isso ao povo, o governador sai de cena. Não pode. Faltou respeito e transparência. Onde está o governador dos gaúchos?”, argumentou.
Para Valdeci, a decisão de atrasar o salário dos servidores é mais política do que técnica. “São movimentos planejados de preparação do terreno para as privatizações e o tarifaço. Não vimos uma ação prática para combater a sonegação, por exemplo. Se depender da nossa bancada, o estilo Antônio Britto de fazer política não retornará ao Rio Grande”, avisou.
De acordo com o parlamentar, a bancada do PT na Assembleia Legislativa apoiará as mobilizações planejadas pelas diferentes categorias do serviço público gaúcho. “Apenas 15% do efetivo policial gaúcho vai entrar agosto com o salário integral no bolso. Como enfrentar o crime nessa condição?”, questionou. (texto e foto: Tiago Machado)