Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência pública que debateu a política de saúde mental do Estado mobilizou a Assembleia Legislativa nesta quarta (29). Devido ao grande público presente, o local da atividade teve de ser alterado do Plenarinho do Parlamento para o Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Valdeci teve muito trabalho para conduzir os trabalhos devido às manifestações frequentes do público com vaias e aplausos aos pronunciamentos realizados pelas autoridades presentes. Presente no atividade, o secretário estadual substituto da Saúde, Francisco Paz, rebateu as críticas de que o Estado estaria precarizando a política antimanicomial. Paz garantiu que o setor de saúde mental está sendo reestruturado, mas que as diretrizes aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde serão cumpridas à risca.
Ao final da audiência, o deputado Valdeci confirmou que enviará à Secretaria Estadual da Saúde um pedido de informações sobre a situação das casas terapêuticas alugadas na gestão Tarso Genro para receber pacientes egressos do Hospital Psiquiátrico São Pedro. “Recebemos várias denúncias que essas casas estão sendo devolvidas pelo Estado, o que seria um sinal evidente de interrupção da política antimanicomial. Por isso, queremos ouvir o Estado”, afirmou Valdeci, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Outro encaminhamento do encontro foi a realização de uma reunião entre os representantes do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e a Secretaria de Saúde para tratar das ações de saúde mental que serão implementadas nos próximos quatro anos. A data da atividade será definida nos próximos dias. (texto e foto: Tiago Machado)