O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) será um dos membros da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Estadual. O órgão, proposto pela deputada Stela Farias (PT), será instalado um mês antes do previsto, na próxima quarta-feira (18). A antecipação foi decidida em razão do anúncio de possível parcelamento ou atraso de salários por parte do governo de José Ivo Sartori.
Mesmo com decisão da Justiça proibindo as medidas, a Secretaria da Fazenda do Estado não descarta mexer na folha de pagamento. Ao assinar o documento de criação da Frente, Valdeci comprometeu-se em lutar pela valorização do funcionalismo. “Vamos ser vigilantes aos direitos trabalhistas dos servidores estaduais. É preocupante que, em menos de três meses do novo governo, já teve cancelamento de nomeação de concursados, corte de horas-extras e possível atraso de salários. Em quatro anos da gestão anterior, mesmo com dificuldades, não houve nenhuma medida de estrangulamento dos serviços públicos. Pelo contrário, houve valorização e respeito”, pondera Valdeci.
Depósitos judiciais – Valdeci também lembrou que o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, admitiu, nesta semana, já ter sacado R$ 300 milhões dos depósitos judiciais. “Essa foi uma das maiores críticas da oposição ao governo Tarso Genro e agora eles se utilizam do mesmo mecanismo. Sempre defendemos que o uso dos recursos de depósitos é uma alternativa legal e legítima de auxílio às finanças do Executivo estadual”, recordou o deputado.
Texto: Patrícia Lemos