Valdeci toma posse na Comissão de Saúde e Meio Ambiente

Valdeci e a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.
_DSC0022

Valdeci e a secretária estadual da saúde no governo Tarso Genro, Sandra Fagundes

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) assume um novo desafio na Assembleia Legislativa, nesta terça (24): às 13h 30min, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, ele toma posse como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento Gaúcho, órgão que concentra grande parte dos debates e audiências públicas promovidos pelo Legislativo Estadual.

A Saúde e Meio Ambiente foi a primeira opção escolhida pelo PT, que tem a maior bancada de deputados, na divisão das comissões permanentes da Assembleia. O nome de Valdeci foi definido pela experiência política acumulada e pelo vínculo com o setor ao longo da sua trajetória. “Um dos primeiros temas que vamos tratar será a questão dos hospitais filantrópicos, já que há ameaça de suspensão de atendimentos devido à falta de repasses pelos serviços prestados. Questão preocupa muito a população, porque os filantrópicos respondem por 70% das internações no Estado”, reforça Valdeci.

Outras prioridades do deputado a frente da comissão serão: fiscalizar o cumprimento da aplicação dos 12% da receita líquida do Estado na saúde, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) – através da ampliação da atenção básica e da regionalização da saúde – e ampliar o diálogo com os conselhos de saúde, movimentos sociais e entidades da área. As políticas de proteção ambiental também terão a atenção da comissão, especialmente os temas dos resíduos sólidos e dos recursos hídricos. “Também vamos intensificar a luta pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde no Estado ”, enfatiza o deputado.

Além de Valdeci, também tomam posse, nesta terça, os presidentes das demais 11 comissões permanentes da Assembleia.