Valdeci quer explicações sobre mudança da gestão do Regional

Hospital Regional está em fase final de construção em Santa Maria
Hospital Regional está em fase final de construção em Santa Maria

Hospital Regional está em fase final de construção em Santa Maria

Uma das primeiras medidas do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa já está definida: protocolar um convite ao secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, para que ele preste informações e esclarecimentos a respeito da possibilidade de ser alterado o modelo de gestão do Hospital Regional, em fase final de construção em Santa Maria.

Valdeci ficou preocupado ao tomar conhecimento do fato pelos veículos de comunicação de Santa Maria. Em visita à cidade nesta semana, Gabbardo alertou que a mudança da gestão está em estudo. Em dezembro passado, o governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Esberh), assinaram um termo de cooperação técnica que definiu a administração do hospital. Pelo documento, assinado pelo então governador Tarso Genro, a gestão do Hospital Regional está a cargo do Husm e da Ebserh. Os governos federal e estadual também participam da gestão através de aportes financeiros. “Acho temerário alterar algo que foi construído durante meses e selado por diferentes e respeitadas instituições públicas. Entregar a gestão de um hospital público para a iniciativa privada é algo, inclusive, duvidoso do ponto de vista legal. Caso haja mudanças na gestão, o Regional pode levar muito mais tempo para iniciar suas atividades”, pondera Valdeci.

O deputado lembra que o Husm tem capacidade reconhecida para gerir o Regional. “Basta recordarmos o papel estratégico que a instituição e o seu corpo de funcionários tiveram no episódio da Kiss. A criação da Ebserh fortaleceu ainda mais o Universitário ”, acrescentou.

A posse dos integrantes da Comissão de Saúde ocorrerá nas próximas semanas, após a definição dos membros pelas bancadas. Na última quarta (4), Valdeci foi confirmado pela bancada do PT como presidente do órgão. (texto e foto: Tiago Machado)