Valdeci cobra repasse de recursos para hospitais das Missões

Valdeci é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa
Valdeci é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa

Valdeci é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa

Depois de realizar um roteiro de três dias na Região das Missões, no último final de semana, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) cobrou que o governo do Estado reveja a política de cortes de recursos para a saúde. Na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa desta quarta (10), Valdeci relatou que a falta de repasses precariza os atendimentos realizados pelos hospitais no interior. “Em Porto Xavier, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, há preocupação até quanto à manutenção dos partos. Praticamente todos os hospitais da região estão em estado de alerta”, afirmou o deputado.

Valdeci também citou o exemplo do Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, que não recebeu os R$ 680 mil previstos da verba de incentivo para atendimentos pelo SUS no período de janeiro a junho. “O hospital estava programado para funcionar com esse recurso. Ao contrário do dinheiro que não veio, as demandas continuaram no período”, questionou.

O deputado afirmou que irá cobrar a situação diretamente do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, que virá à reunião da Comissão de Saúde da Assembleia da próxima quarta (17). “O governo tem dito que vai cumprir a aplicação de 12% na saúde. Mas isso é praticamente impossível já que a média de cortes atual é de mais de 20%. Recuperar tudo no final do ano será muito complicado. Independente da dificuldade financeira, a saúde não deveria ser alvo de cortes. O gestor tem de buscar outras soluções e alternativas”, alertou. (Texto e foto: Tiago Machado)