Valdeci alerta para risco de suspensão de atendimentos hospitalares

Valdeci com representantes da Feessers

Já definido como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) está preocupado com a possibilidade de suspensão de atendimentos por parte dos hospitais filantrópicos do Estado. O presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS, Júlio Dornelles, em contato com Valdeci, confirmou que há risco real da medida ocorrer devido ao corte de pagamentos promovido pelo governador José Ivo Sartori. “A determinação de corte de 30% dos recursos da Secretaria Estadual de Saúde atinge em cheio os filantrópicos, que respondem por mais de 70% das internações do Estado. Espero e vou trabalhar que essa medida seja revista pelo Executivo. Se mantida, quem mais sofrerá será o usuário do SUS”, disse Valdeci.

A crise nos hospitais também é temida pela Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Feessers). O presidente da entidade, Milton Kempfer, reuniu-se com Valdeci na Assembleia Legislativa e expôs a preocupação. “Queremos o apoio da Comissão de Saúde para debatermos os problemas que começam a estourar em diferentes regiões do Estado. Os trabalhadores dos hospitais também serão prejudicados, pois os salários e a execução dos serviços dependem desses repasses”, afirmou.

Valdeci vai convidar os representantes da Federação dos Hospitais Filantrópicos, dos trabalhadores da saúde e do Estado na primeira reunião ordinária da Comissão de Saúde do Parlamento, prevista para o final do mês. (texto e foto: Tiago Machado)

Valdeci com representantes da Feessers

Valdeci com representantes da Feessers