São Gabriel e Rosário do Sul recebem ambulâncias

Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, e o secretário de Saúde do município, Daniel Ferrony, acompanharam a entrega
Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, e o secretário de Saúde do município, Daniel Ferrony, acompanharam a entrega

Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, e o secretário de Saúde do município, Daniel Ferrony, acompanharam a entrega

Na manhã desta terça (12), em Porto Alegre, o governador Tarso Genro e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, fizeram a entrega oficial de 17 novas ambulâncias para 14 cidades do Estado. Entre os municípios contemplados, estão São Gabriel e Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, que receberam um veículo cada. Desde o ano passado, o governo do Estado já realizou a substituição de 41 viaturas de saúde que tinham mais de três anos de uso.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, acompanhou a entrega junto com o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, o secretário de Saúde do município, Daniel Ferrony, e o prefeito de Rosário do Sul, Luiz Henrique Antonello. “Os novos veículos vão qualificar muito o serviço de urgência e emergência nesses municípios, algo essencial para as comunidades”, enfatizou.

Das ambulâncias entregues nesta terça, 15 são para renovação da frota, uma para a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Viamão e outra para a implantação do serviço em Imbé. Com isso, o Samu no Estado terá uma frota composta por mais de 250 veículos, entre as unidades básicas, unidades avançadas (chamadas de UTI móveis), motolâncias e de intervenção rápida.

Além dessas unidades, outros 14 veículos ficarão com a Secretaria Estadual da Saúde como reserva técnica, que poderão ser utilizadas em eventos de massa, calamidades, catástrofes ou para empréstimo a algum município em caso de manutenção da ambulância em uso. Para o próximo ano serão distribuídos ainda oito veículos com tração 4×4 (modelo Ford Ranger) para resgate em áreas de difícil acesso. “A expansão do Samu é uma prioridade de governo”, explicou Valdeci.

Municípios beneficiados com ambulâncias nesta terça:

Alvorada (renovação): 02 viaturas

Campo Bom (renovação): 01 viatura

Caxias do Sul (renovação): 02 viatura

Cruz Alta (renovação): 01 viatura

Guaíba (renovação): 01 viatura

Imbé (implantação): 01 viatura

Novo Hamburgo (renovação): 02 viaturas

Pelotas (renovação): 01 viatura

Rio Grande (renovação): 01 viatura

Rosário do Sul (renovação): 01 viatura

São Gabriel (renovação): 01 viatura

Taquara (renovação): 01 viatura

Três Passos (renovação): 01 viatura

Viamão (expansão): 01 viatura

 

Texto e foto: Tiago Machado