Paim dá inicio a série de debates na região Central

Sala de Convivência do Instituto Federal Farroupilha ficou lotada para ouvir o senador Paim
Sala de Convivência do Instituto Federal Farroupilha ficou lotada para ouvir o senador Paim

Sala de Convivência do Instituto Federal Farroupilha ficou lotada para ouvir o senador Paim

O Instituto Federal Farroupilha (IFF) de São Vicente do Sul recebeu o primeiro dos cinco debates que serão realizados na região Central, nesta semana, com a presença do senador Paulo Paim (PT). Na noite de quinta (31), o senador foi recepcionado no auditório do IFF pelo diretor da instituição, Luiz Fernando da Costa, pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) – articulador da agenda -, e pelo vice-prefeito de São Vicente, Gilson Parodes, entre outras lideranças políticas dos municípios vizinhos.

Após receber as boas-vindas dos anfitriões e de acompanhar uma apresentação musical, Paim fez um balanço das principais lutas que está engajado no Congresso Nacional e analisou a conjuntura política no país. Autor do Estatuto do Idoso, o senador disse que a legislação “trouxe muitas conquistas e, ao mesmo tempo, muitos desafios que precisam ser superados”. O senador voltou a defender o fim do fator previdenciário, mecanismo que, na avaliação dele, “consome quase a metade da renda do idoso” e enalteceu que o salário mínimo hoje é de aproximadamente 340 dólares no Brasil. “Eu que tanto lutei para que o mínimo chegasse a 100 dólares, me orgulho muito disso porque essa mudança ocorreu a partir dos governos Lula e Dilma”, afirmou.

Clique aqui e veja outras fotos desta agenda

Paim também aproveitou o evento para fazer fortes críticas ao voto secreto no Congresso Nacional, o qual, segundo ele, poderá ser derrubado na próxima semana no Senado. “O voto secreto é o voto covarde. O homem público que tem vergonha na cara, é sempre contra o voto secreto”, disparou ele.

O senador gaúcho comentou as manifestações populares ocorridas no país recentemente. Disse ser favorável às mobilizações democráticas, porém criticou a infiltração de vândalos nos movimentos. “As jornadas de rebeldia e pressão são sempre positivas para a sociedade. Eu me orgulho de ter sido um rebelde contra a ditadura no Brasil e acho que estão certos os jovens que lutam por mais educação, por mais saúde e que combatem a corrupção. Agora isso tem que ser feito sem quebra-quebra e sem esconder o rosto”, afirmou.

Nesta sexta (1), Paim continua a agenda de debates (confira relação abaixo) em Restinga Seca, Santa Maria e São Sepé. “O roteiro começou muito bem em São Vicente do Sul com uma grande presença e uma grande participação do público. Temos convicção que nas demais cidades isso irá se repetir”, previu Valdeci.

Agendas do senador Paulo Paim na região Central

quinta – feira ( 31/10/13)

19h – Reunião com autoridades, lideranças políticas e sociais e comunidade de São Vicente do Sul e região.
Cidade: São Vicente do Sul. Local: auditório do Instituto Federal Farroupilha

sexta – feira (01/11 /13)

10h – Reunião com autoridades, lideranças políticas e sociais e comunidade da Quarta Colônia.
Cidade: Restinga Seca. Local: Centro Comunitário São Miguel Velho

14h30 – Audiência Publica : “Políticas Públicas para Idosos”.
Cidade: Santa Maria. Local: Câmara de Vereadores.

17h – Debate : “Os 10 anos da Lei Federal nº 10.639/03 e a Qualificação das Políticas de Ações Afirmativas: Avanços e Desafios”.
Cidade: Santa Maria. Local: Museu Treze de Maio

20h – Reunião com autoridades, lideranças políticas e sociais e comunidade de São Sepé, Formigueiro e Caçapava do Sul.
Cidade: São Sepé. Local: Câmara de Vereadores

Texto: Tiago Machado – Foto: Tiago Dias