Ferrovia Norte-Sul volta a ser debatida na Região Centro

Valdeci na Comissão de Assuntos Municipais
Valdeci na Comissão de Assuntos Municipais

Valdeci na Comissão de Assuntos Municipais

Santa Maria sediará a segunda audiência pública sobre a construção da Ferrovia Norte-Sul em menos de seis meses. Depois de sediar o debate sobre o tema no dia 14 de junho, a cidade promoverá nova discussão no próximo dia 6 de dezembro. A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça (12), por unanimidade, o requerimento do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), proponente da atividade. Ao defender a aprovação da audiência pública, Valdeci destacou que a audiência irá reunir representantes das associações de municípios das regiões Centro, Fronteira Oeste, Missões e Alto Jacuí e das empresas Valec Ferrovias, STE e EPL, responsáveis pelo Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia que vai interligar o Estado do Pará ao Porto de Rio Grande. “Fundamental envolver os prefeitos, os vereadores e as lideranças de todas essas regiões no momento que os estudos sobre o traçado da Norte-Sul vão afunilando e indicando a necessidade de prevermos uma ligação ferroviária com o Mercosul e com o corredor bioceânico”, destacou Valdeci, ao lembrar que o traçado da ferrovia será definido no primeiro semestre do ano que vem.

Na última segunda (11), em Santa Maria, o Comitê de Mobilização Permanente pela Ferrovia Norte-Sul na Região Centro, integrado por diversas entidades e coordenado por Valdeci e pelo presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bisogno (PDT), se reuniu para articular e preparar a a audiência pública. A reunião preparatória teve, inclusive, a presença do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que garantiu apoio à iniciativa. “A mobilização pela Norte-Sul vem ganhando cada vez mais força na Região Centro e unindo as lideranças políticas, empresariais, ferroviárias e sociais. Isto é muito positivo”, elogiou Valdeci.

A pedido do deputado, o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, será convidado para participar do debate em Santa Maria, que ocorrerá na Câmara de Vereadores, às 14h.

Viabilidade – A Região Centro do Estado está bem avaliada no projeto da Norte-Sul. Os estudos preliminares da Valec, STE e EPL – apresentados em audiência pública na última sexta (8), na Assembleia Legislativa – indicam a interligação Cruz Alta – Santa Maria – Cachoeira do Sul como um dos traçados mais viáveis da nova ferrovia no trajeto entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande. Isto, inclusive, está previsto na Carta de Porto Alegre, documento-síntese da audiência estadual realizada em Porto Alegre. O documento defende a criação de um Sistema Ferroviário Integrado no Estado e prevê a reestruturação da ferrovia Porto Alegre-Uruguaiana, que abrange Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cacequi e Alegrete, entre outras ações.

Texto e foto: Tiago Machado