Deputado Valdeci encaminha pedido de informações sobre política de saúde mental

Audiência foi trocada para Teatro Dante Barone devido ao excesso de público
Audiência foi trocada para Teatro Dante Barone devido ao excesso de público

Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência pública que debateu a política de saúde mental do Estado mobilizou a Assembleia Legislativa nesta quarta (29). Devido ao grande público presente, o local da atividade teve de ser alterado do Plenarinho do Parlamento para o Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Valdeci teve muito trabalho para conduzir os trabalhos devido às manifestações frequentes do público com vaias e aplausos aos pronunciamentos realizados pelas autoridades presentes. Presente no atividade, o secretário estadual substituto da Saúde, Francisco Paz, rebateu as críticas de que o Estado estaria precarizando a política antimanicomial. Paz garantiu que o setor de saúde mental está sendo reestruturado, mas que as diretrizes aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde serão cumpridas à risca.

Ao final da audiência, o deputado Valdeci confirmou que enviará à Secretaria Estadual da Saúde um pedido de informações sobre a situação das casas terapêuticas alugadas na gestão Tarso Genro para receber pacientes egressos do Hospital Psiquiátrico São Pedro. “Recebemos várias denúncias que essas casas estão sendo devolvidas pelo Estado, o que seria um sinal evidente de interrupção da política antimanicomial. Por isso, queremos ouvir o Estado”, afirmou Valdeci, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Outro encaminhamento do encontro foi a realização de uma reunião entre os representantes do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e a Secretaria de Saúde para tratar das ações de saúde mental que serão implementadas nos próximos quatro anos. A data da atividade será definida nos próximos dias. (texto e foto: Tiago Machado)