Comissão de Saúde aprova audiências sobre dengue em cinco municípios

Valdeci preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa
Valdeci preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Valdeci preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

O combate à dengue no interior do Estado vai receber reforço da Assembleia Legislativa. Nesta quarta (3), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Parlamento gaúcho aprovou a realização de audiências públicas sobre o tema em cinco cidades: São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento, Santiago, Santa Maria e Cruz Alta. Propostas pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), presidente da CSMA, as audiências começam no dia 19 deste mês, em São Luiz Gonzaga. A atividade ocorrerá na Câmara Municipal a partir das 14h30min.  “Diversas cidades gaúchas estão em alerta, por causa do risco de epidemia. Além de cobrar mais efetividade nas ações da Secretaria Estadual da Saúde, as audiências vão ser mais um canal de conscientização da população. Não podemos dar sossego ao mosquito”, disse Valdeci.

Depois de São Luiz Gonzaga, já estão definidas as datas das audiências de Santana do Livramento, no dia 3 de julho, de Santa Maria, no dia 6 de julho, e de Santiago, no dia 13 de julho. A última atividade, a de Cruz Alta, acontecerá em agosto, após a volta do recesso parlamentar. O calendário exato das audiências será confirmado na semana que vem pela Assembleia Legislativa.

Números – Conforme os dados do governo do Estado, o Rio Grande do Sul registra, neste ano, quase 1,2 mil casos confirmados de dengue, índice bem maior que o do mesmo período do ano passado. A maior parte dos casos ocorre na Região Noroeste do Estado. Nesta semana, em Santiago, foi registrado o primeiro caso autóctone – contraído sem viajar – de dengue da Região Central. (texto e foto: Tiago Machado)