Caravana contra a dengue na Região Central

Valdeci coordenou audiência pública em Santana do Livramento, durante a Caravana Contra a Dengue
Valdeci coordenou audiência em Santana do Livramento

Deputado Valdeci coordenando audiência em Santana do Livramento

Depois de São Luiz Gonzaga e Santana do Livramento, chegou a vez da Região Central do Estado receber a caravana contra a dengue criada pela Assembleia Legislativa. Nesta sexta (10), às 9h, o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, sedia a terceira audiência pública regional sobre o tema. Depois, na segunda (13), será a vez de Santiago. Lá, o debate ocorre às 10h, na Câmara Municipal.

Proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a série audiências visa interromper o crescimento dos casos da doença, que aumentaram neste ano em relação a 2014, no Rio Grande do Sul. Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, já ocorreram duas mortes no Estado neste ano, fato que ainda não havia sido registrado. O número de casos confirmados é de cerca de 1,2 mil.  “São indicadores preocupantes. Quase 90% dos casos do Rio Grande do Sul, em 2015, são autóctones, ou seja, contraídos dentro do nosso território. A situação se agrava na medida que a saúde sofre, no momento, corte generalizado de recursos pelo Estado”, afirmou Valdeci.

Participarão das audiências públicas de Santa Maria e Santiago representantes de diversas instituições locais e regionais ligadas à área da saúde.  (texto e foto: Tiago Machado)