Parcelamento de salários prejudica economia gaúcha, diz Valdeci

Valdeci defendeu valorização da Fundação Cultural PiratiniO deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) está preocupado com a possibilidade do parcelamento de salário dos servidores e servidoras do Estado. Conforme notícias divulgadas na imprensa estadual, integrantes da Secretaria da Fazenda elaboram, no momento, um calendário de pagamento que atingiria boa parte do funcionalismo público. Para o parlamentar, a medida do governador José Ivo Sartori, se confirmada, só agrava a situação financeira do Rio Grande do Sul. “Seria uma atitude de anti-gestão. O prejuízo não fica apenas dentro da casa dos servidores, mas gera uma reação em cadeia a partir de contas que deixarão de ser pagas e do dinheiro que para de circular na economia gaúcha. Estão apenas postergando um problema que se tornará uma bola de neve”, avalia.

Valdeci cobrou protagonismo por parte do governador. “É preciso levantar da cadeira e tomar atitudes que solucionem o problema e não que ampliem esse ambiente de tensão constante”.

Outra medida de restrição orçamentária foi o anúncio de 30% de corte de recursos para a saúde. Nessa quarta-feira (4), em agendas na Assembleia Legislativa, representantes de hospitais filantrópicos revelaram que já começou a suspensão de atendimentos pelo SUS e o fechamento de unidades de saúde no Estado por falta de verba.

Texto: Patrícia Lemos