Governo anuncia duplicação de trecho da ERS-287 em Santa Cruz do Sul

A Secretaria de Infraestrutura e Logística anunciou o investimento de R$ 30 milhões entre recursos estaduais e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para a localidade conhecida como Fritz e Frida, na ERS-287, no município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O acesso secundário ao município de Santa Cruz do Sul receberá um novo viaduto e mais quatro quilômetros serão duplicados.

A licitação será lançada nos próximos 30 dias, e após três meses as obras devem começar, e sua conclusão está programada para 18 meses. “Infelizmente faz 20 anos que o Rio Grande do Sul não planeja e não executa obras deste porte na região, então, estamos recuperando o tempo perdido. O plano é duplicar toda a ERS-287 e integrar os modais a partir do Porto de Estrela e a dragagem do Rio Taquari. Com essa melhoria e diminuição dos custos logísticos ganha a Região, muito importante economicamente, e todo o Estado”, comenta o secretário de infraestrutura e logística, João Vitor Domingues.

O investimento será dividido entre a EGR, que tratará da duplicação da estrada, e recursos do Governo do Estado, que construirá o viaduto. Para o diretor-presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, a duplicação também sinaliza uma diferença essencial entre os investimentos da empresa pública para os investimentos das concessionárias privadas.

OBRAS

Conforme o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a EGR está atuando em diversas frentes de trabalho para recuperação das rodovias da região. “As obras são demandas de mais de 20 anos de moradores do Vale do Rio Pardo e vão beneficiar os motoristas que trafegam entre a Região Metropolitana e a região Centro”, disse.

Valdeci ressaltou o empenho da EGR frente as dificuldades herdadas. “Estamos realizando melhorias não só na malha viária, mas também na trafegabilidade das estradas gaúchas. A EGR existe há pouco tempo e tem que mostrar um trabalho de décadas. Muito do que é cobrado da estatal não era cobrado das concessionárias. O governo está fazendo a sua parte”, comenta Valdeci

Texto: Euclides Bitelo e Tiago Dias