Valdeci critica decreto “anti-médicos”

Durante a reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa dessa quarta-feira (1), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) defendeu o Programa Mais Médicos do governo federal. Durante debate sobre o Sistema Único de Saúde, Valdeci lembrou que o programa ajuda a melhorar o atendimento do SUS nos municípios do Estado e do país, que, anteriormente, apresentavam grave carência de profissionais da saúde. O parlamentar também manifestou posição contrária a ações que visem o enfraquecimento do programa, caso do projeto de decreto legislativo apresentado por senadores do PSDB. “Não ajuda em nada, é uma proposta anti-médicos. Vai inviabilizar ou criar obstáculos para a busca de um melhor atendimento de saúde. Repudiamos isso”, afirmou.

O projeto de decreto legislativo, apresentado pelos senadores tucanos Cássio Cunha Lima e Aloysio Nunes Ferreira, visa encerrar o convênio existente entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) que viabiliza a contratação de profissionais cubanos para o programa federal. “Não é fazendo disputa política que vamos melhorar a saúde. O Mais Médicos cada vez mais demonstra bons resultados e, na sua última edição, teve recorde de inscrições de profissionais brasileiros. É uma iniciativa consolidada”, ponderou Valdeci.

Dia Mundial da Saúde

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente também recebeu, nesta quarta (1), a vice-presidente do Conselho Estadual dos Nutricionistas, Ivete Dornelles. Ela pediu apoio dos deputados para fortalecer a luta pela alimentação saudável, que, neste ano, é o tema principal do Dia Mundial da Saúde de 2015, comemorado em 7 de abril.

Texto: Tiago Machado