Valdeci assina apoio à investigação sobre preço abusivo de medicamentos e insumos hospitalares

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) assinou o requerimento que prevê a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para apurar supostas cobranças abusivas no preço de medicamentos e insumos hospitalares. O requerimento foi proposto pelo deputado Tiago Duarte (DEM) após relatos apresentados na reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizada no último dia 17 de março. No encontro, gestores de hospitais e representantes de entidades ligadas à saúde levantaram o tema e reclamaram da elevação brusca de preços registrada em diferentes medicamentos e insumos hospitalares durante a pandemia da Covid-19, o que dificulta ainda mais o atendimento dos pacientes e o trabalho dos profissionais de saúde. “É um absurdo que, em uma crise sanitária tão grave como a atual, haja gente se aproveitando e lucrando em cima da elevação de preços de itens e produtos essenciais para o combate da Covid-19. Isso tem de ser apurado com muito rigor e, caso se confirme, caso for evidenciado o abuso, é preciso que existam responsabilizações e punições pesadas.  Há notícias de majoração de valores acima de 200%, o que é inaceitável”, afirmou Valdeci durante a reunião ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.

O presidente do colegiado, o deputado Elton Weber (PSB), reforçou a posição de Valdeci. ” Eu também já assinei o pedido de CPI, junto com outros deputados e deputadas, pois o tema é muito importante. A nossa Comissão (de Defesa do Consumidor) atuará fortemente nesse trabalho de apuração”, assinalou ele.

O pedido para criação da CPI já reuniu 26 assinaturas e ultrapassou o limite mínimo que é de 19 assinaturas. Na semana que vem, as bancadas deverão integrar os membros que participarão do grupo.