Santa Maria e o Seu “Manoelzinho” receberão homenagens da Assembleia em maio

Na véspera dos 165 anos de emancipação política de Santa Maria, que serão comemorados no próximo dia 17 de maio, a cidade da Região Central do Estado e um personagem ilustre dela vão ser homenageados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No dia 16 de maio, às 11 horas, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, o empresário do Manoel Francisco da Silva, mais conhecido como Seu “Manoelzinho”, 92 anos, que desde a década de 1950 atua no ramo da construção civil santa-mariense, vai receber a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção da Assembleia Legislativa. No mesmo dia, às 14 horas, a sessão plenária do Parlamento gaúcho será aberta com o “Grande Expediente Especial” em alusão ao aniversário da cidade.

As duas homenagens são proposições do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e tiveram o aval da Mesa Diretora da Assembleia, integrada por deputados e deputadas de diferentes bancadas. “Serão dois atos bastante simbólicos. Fico orgulhoso de ver que a Casa Legislativa, com toda a sua pluralidade política, deu respaldo a essas homenagens muito representativas para o ´Coração do Rio Grande´. Certamente, será um dia histórico”, destacou Valdeci.

Trajetória do “Manoelzinho” – Nascido em 10 de fevereiro de 1931, em São Pedro do Sul, Manoel Francisco da Silva mora em Santa Maria desde 1951. Nesta época, ele trabalhava como capataz de olaria, no Bairro Passo D´Areia. Depois de trabalhar como apontador de obras na construção do Edifício Taperinha, prédio localizado na Região Central da cidade, e de atuar no comércio local, ele deu início, em 1960, a construção do seu primeiro prédio, na Rua Tuiuti.

De lá para cá, a família Silva Zamberlan, liderada por “Manoelzinho”, construiu mais de 50 edifícios em diferentes regiões da cidade, o que colaborou no crescimento e no desenvolvimento de Santa Maria. Em meio ao trabalho na construção civil, Manoel Silva também investiu no setor rural, adquirindo uma propriedade no Distrito de Santa Flora.

Atualmente, ele, que é casado com a senhora Inês Costa Beber Zamberlan há mais de 60 anos e é pai dos filhos Evandro, Stela e Fernando, segue administrando a propriedade rural e fazendo projetos para novos empreendimentos.