Por solicitação de Valdeci, Parlamento é iluminado em alerta sobre amamentação e esclerose múltipla

A partir da solicitação encaminhada à presidência da Assembleia pelo mandato de Valdeci e também a pedido da Secretaria Estadual da Saúde, a sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre, ficará todo o mês de agosto iluminado nas cores laranja e dourado.

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a esclerose múltipla e a amamentação, dois temas que merecem uma atenção muito maior por parte da sociedade. “Agradeço a atenção das entidades Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) e Crônicos do Dia Dia (CDD), que sempre estão em contato conosco para fortalecer a luta pela saúde e ampliar a difusão de informações sobre as doenças raras”, afirmou Valdeci.

Abaixo, a matéria produzida pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho.

Iluminado nas cores laranja e dourado, Parlamento faz alerta sobre amamentação e esclerose múltipla
Juliane Soska – MTE 15510 | Presidência – 09:00 – 30/07/2021 – Foto: Joel Vargas

Em agosto, o prédio Palácio Farroupilha estará iluminado nas cores laranja e dourado para fazer o alerta e conscientizar sobre duas causas importantes: o aleitamento materno e a esclerose múltipla. A homenagem do Palácio Farroupilha é baseada nas datas da Semana Mundial da Amamentação 2021 e do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla – lembrado em 30 de agosto. A iniciativa integra as ações da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) e proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT).
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), o esclarecimento e divulgação de informações sobre as pautas são importantes para a promoção de políticas públicas relacionadas. “Toda ação que possa dar visibilidade a estes temas contribui para que sejam construídos projetos e resoluções que possibilitem evoluirmos no debate em prol da alimentação de crianças e da saúde de pacientes acometidos pela esclerose múltipla”, destaca o parlamentar.
Agosto DouradoO mês recebeu este nome em homenagem ao aleitamento materno por ser considerado o alimento “padrão ouro”, já que possui todos os nutrientes e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa. Órgãos de saúde recomendam que o leite materno deve ser o único alimento dos bebês até completarem seis meses de vida e seu consumo é indicado até os dois anos de idade. Entre os benefícios da amamentação para a criança estão proteção de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, bem como a redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.
Agosto LaranjaSegunda maior causa de afastamento do mercado de trabalho no mundo, a esclerose múltipla só perde para os acidentes de forma geral. É também uma das doenças neurológicas que mais acomete jovens adultos, pondera o deputado Valdeci Oliveira, proponente da iluminação laranja no Palácio Farroupilha. Para o parlamentar, é fundamental a ampliação do conhecimento geral e a conscientização sobre a patologia. “Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maior é a qualidade de vida dos portadores. A Assembleia Legislativa, ao mais uma vez aderir ao Agosto Laranja, cumpre um papel fundamental de valorização da saúde”, completa o deputado.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina (que envolve as fibras nervosas), impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo. Conforme a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), a doença atinge uma média de 30 mil pessoas no Brasil e 2,3 milhões em todo o mundo e ainda assim é desconhecida por cerca de 80% da população.

/3rSJ29y#esclerosemúltipla#amamentar#Conscientização#ParlamentoLaranja