Levantamento preliminar da campanha ‘Valores que Ficam’ indica crescimento na destinação de recursos a entidades sociais

O presidente Valdeci Oliveira com o Guri de Uruguaiana, que junto de Borghetinho integra a dupla de garotos-propaganda da campanha Valores que Ficam.

Levantamento preliminar realizado pela unidade da Receita Federal no Rio Grande do Sul indica que houve um aumento na arrecadação de recursos a serem destinados pela campanha ‘Valores que Ficam’ a entidades que atuam na proteção, atendimento e acolhimento de crianças e idosos no RS. A extração considera os pagamentos efetuados por contribuintes do estado – não correspondendo exatamente ao que os fundos ou municípios receberão -, mas é possível afirmar que no terceiro ano da campanha foi registrado um crescimento consistente dos números: em 2022 houve uma elevação de 34% dos valores destinados, significando que R$ 29 milhões ficarão em solo gaúcho.

A campanha ‘Valores que Ficam’ possibilita que se disponibilize de 3% a 6% do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e/ou Fundo da Pessoa Idosa. Quem opta pelo programa pode também indicar, na própria declaração, a entidade de sua escolha. O prazo para fazer a opção terminou em 31 de maio, junto com o encerramento do envio das declarações à Receita.

Para o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), “o crescimento das doações mostra também que o trabalho de continuidade feito tanto pela gestão atual como pelas anteriores, além das ações de divulgação realizadas pela Assembleia no mês passado, surtiu efeito. Cada centavo que for assegurado aos Fundos ou às entidades fazem toda a diferença no serviço prestado na ponta”, avaliou o chefe do Legislativo estadual.