Estado anuncia asfaltamentos prioritários e Região Central contemplada

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), titular da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento, participou da audiência pública com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, na manhã desta terça (12), na Assembleia Legislativa. A comissão se reuniu com secretário para tratar do andamento das obras de acesso asfáltico no interior do Estado.

O secretário relatou que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) fez um levantamento que aponta que 105 cidades gaúchas ainda não possuem acesso asfaltico. O secretário ainda afirmou que o governo do Estado, a partir deste estudo, tem a meta de zerar este índice até o fim da gestão do governador Tarso Genro. “Vamos eleger critérios para traçar nossas prioridades. As primeiras obras a serem executadas serão as de pequenos trechos, as obras que têm mais de 45% do projeto já executado e também será levado em conta a tempo de execução da obra”, disse. Beto Albuquerque também relembrou que muitas obras no Estado tem mais de 20 anos e que o Governo Tarso pretende investir e concluir as reformas e melhorias nas vias estaduais. “Quando gastamos pouco em muitas estradas não conseguimos terminá-las. Precisamos gastar com obras que terão conclusão. O Rio Grande do Sul tem o histórico de não terminar suas obras. Isto tem que mudar e vai mudar a partir de agora”, afirmou.


Entre as estradas listadas pela secretaria de Infraestrutura e Logística que receberão asfalto de forma prioritária estão RS-400 em Lagoa Bonita do Sul, a a RS-348 em Ivorá, a RS-516 em São Martinho da Serra, a RS –149 em Pinhal Grande, a RS – 805 em Jari e Toropi e a RS –524 em Quevedos. Valdeci comemorou a presença das estradas da região Central na lista de obras mais urgentes, mas afirma que isto é apenas o começo. “No momento o DAER e o governo do Estado estão planejando coerentemente os investimentos e as estradas que receberam as obras no primeiro momento. O nosso mandato vai acompanhar muito de perto o andamento dessas obras para que não exista mais município gaúcho sem asfalto depois dos quatro anos deste governo”, declarou o deputado.


Além do secretário Beto Albuquerque, também estiveram presentes na audiência pública o presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin, prefeitos e vereadores gaúchos.

Texto e foto: Rita Barchet