Covid-19: aprovado requerimento para debater contaminação e óbitos em hospitais psiquiátricos

A situação dos moradores e servidores do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, e do Hospital Colônia Itapuã, em Viamão, na pandemia de Covid-19, será tema de debate em audiência pública promovida pelo parlamento estadual. A proposta, encaminhada pelo deputado Valdeci Oliveira e por seus colegas de bancada Edegar Pretto, Pepe Vargas e Zé Nunes foi aprovada na reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta quarta-feira (5/8). O encontro deverá ser realizado no próximo dia 26 de agosto, a partir das 9h, também em ambiente virtual.

A preocupação com a situação vivenciada em ambas as unidades psiquiátricas surgiu a partir da solicitação e de denúncias feitas pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental e pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe), apontando que diversos pacientes já foram a óbito e vários profissionais tiveram de ser afastados após serem diagnosticados com a doença. “Se trata de um tema urgente e a audiência possibilitará o debate para esclarecermos o que está acontecendo e buscarmos uma solução”, destacou Valdeci. Recentemente, a Secretaria Estadual da Saúde admitiu que tanto o Hospital São Pedro quanto o Hospital Colônia de Itapuã estavam com surtos de Covid-19.

Para Valdeci, além dos casos de contaminação e de óbitos ocorridos nas unidades, é necessário se buscar outros esclarecimentos, como por exemplo informações a respeito de qual plano de contingência da pandemia de COVID-19 há nestes hospitais. “É necessário que haja transparência sobre os procedimentos adotados, como estão se dando as substituição dos servidores afastados e a distribuição de equipamentos de proteção para os trabalhadores”, sugere o parlamentar.

Dia Nacional da saúde
Ao final da reunião do colegiado, Valdeci lembrou que ela estava sendo realizada justamente no Dia Nacional da Saúde e que é preciso reconhecer a coragem e o comprometimento de todos os profissionais da área, que não têm poupado esforços na linha de frente da luta contra a Covid-19. “Precisamos ter solidariedade permanente a estes homens e mulheres que têm sido defensores intransigentes do Sistema Único da Saúde (SUS)”, frisou.

Para o deputado, mais do que aplaudir os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, é preciso que todos comprometam-se com a luta pela sua valorização e por melhores salários e condições dignas de trabalho. “Eles precisam do nosso reconhecimento mas sobretudo da nossa luta e da reflexão de toda a sociedade. A saúde só vai melhorar quando o governo tiver vontade política suficiente para revogar a EC 95, que estabeleceu teto de gastos”, destacou Valdeci. Segundo o Conselho Nacional da Saúde (CNS), o orçamento para a Saúde tem diminuído cada vez mais. Somente em 2019, a perda de investimentos na área representou R$ 20 bilhões, o que significa, na prática, a desvinculação do gasto mínimo de 15% da receita da União com a área.

Foto: Acervo da Secretaria Estadual da Saúde/RS