Coral de catadores emociona 34ª Romaria da Terra

Em meio a um evento que reuniu cerca de oito mil pessoas ligados a pequenos agricultores, trabalhadores rurais sem-terra, mulheres, jovens, índios e comunidades eclesiásticas, um projeto integrado por pequenos santa-marienses chamou a atenção. O Catando Cidadania, coral cujos membros são filhos de recicladores, foi um dos destaques da programação cultural da 34ª Romaria da Terra, ocorrida na terça (8), em pleno Carnaval, no Assentamento Roça Nova, município de Candiota.

O grupo se apresentou a tarde e cantou diversas músicas que retratam a luta por igualdade social e cidadania. A qualidade da apresentação e a simplicidade dos integrantes emocionou o público presente. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT – RS), que participou de toda romaria, ao lado do Governador do Estado, Tarso Genro, e do ex-governador Olívio Dutra, não escondeu a satisfação em ver o Catando se apresentando em um evento da dimensão da Romaria da Terra. “ Tive a alegria de como prefeito ser um grande apoiador da criação desse coral, que no início sofreu com o preconceito. Mas é como diz a própria Irmã Lourdes Dill: gente pequena, fazendo coisas pequenas, em lugares pequenos, transformarão o mundo” afirmou ele que não faltou nenhuma edição da Romaria da Terra.

O Catando Cidadania integra o Projeto Esperança/Cooesperança da Diocese de Santa Maria. A coordenadora do Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, também acompanhou a romaria e a apresentação do Coral. “ Estas famílias tiveram a oportunidade de recuperar a auto estima e de se sentirem valorizados através desta oportunidade de inclusão”, destacou ela.

Texto: Rita Barchet – Foto: Luciano Guerra