Em mais um ato conjunto, o governo do Estado e o governo federal oficializaram, nesta segunda (17), parcerias que beneficiarão os pequenos agricultores e os assentados do Rio Grande do Sul. Com a presença do governador Tarso Genro e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, foram assinados, no Palácio Piratini, dois convênios. O primeiro prevê investimento de R$ 18 milhões para melhoria das estradas vicinas do interior e da infraestrutura dos assentamentos. O outro prevê aplicação de R$ 72 milhões, nos próximos três anos, nas áreas da assistência e extensão rural.
O líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), assinou os convênios como testemunha e destacou a nova relação existente entre a União e o Estado. “O volume de convênios firmado entre os governos federal e estadual atesta o quanto faz bem para o povo gaúcho esta relação qualificada que se estabeleceu nos últimos dois anos. Hoje foi a vez dos pequenos agricultores e assentados serem contemplados”, afirmou.
O governador Tarso Genro afirmou quer ter como marca de gestão o combate à pobreza. Também resgatou o compromisso em fortalecer os assentamentos gaúchos. “Queremos que os assentamentos sejam também estimuladores do desenvolvimento no Estado”.
O ministro Pepe Vargas ressaltou que o volume de investimentos feitos no Estado decorre na confiança na execução dos projetos. Também anunciou que, além dos programas Luz para Todos e Água para Todos, o Minha Casa, Minha Vida também será estendido aos assentados do país.
Participaram do ato, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, o presidente do INCRA, Carlos Guedes, o presidente da EMATER, Lino de David, entre outros dirigentes dos governos federal e estadual e deputados.
Texto e foto: Tiago Machado