Assembleia concede medalha a Seu Manoelzinho, empresário de 92 anos de Santa Maria

Por iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT), a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Manoel Francisco da Silva, que desde a década de 1950 se dedica ao ramo da construção civil. A homenagem ocorreu, no início da tarde desta terça-feira (16), numa cerimônia no Salão Júlio de Castilhos com a presença de familiares e de lideranças políticas e comunitárias de Santa Maria, entre as quais o prefeito Jorge Pozzobon.

De origem humilde, Manoel Francisco é natural de São Pedro do Sul e tem 92 anos. Desenvolveu suas atividades empresariais em Santa Maria, para onde se mudou nos anos 50 e onde criou o Grupo Silva Zamberlan, junto com os filhos. Construiu mais de 50 edifícios em diferentes regiões da cidade. Em meio ao trabalho na construção civil também investiu no setor rural, adquirindo uma propriedade no Distrito de Santa Flora, cuja administração é realizada pelo homenageado até hoje. Em 2019, recebeu o título de “Cidadão Santa-Mariense”, por parte da Câmara de Vereadores.

Valdeci Oliveira justificou a homenagem, que ocorre um dia antes do aniversário de 165 anos de Santa Maria, revelando que “seu Manoelzinho”, como o homenageado é carinhosamente chamado, é um nome que representa “a máxima unidade possível”. “É um nome que expressa humildade, respeito, exemplo de dignidade e ser humano. Ele emana energia que nos impulsiona a continuar lutando e trabalhando”, declarou o petista, que considera semelhante a história familiar de ambos.

Valdeci ressaltou ainda que a Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta honraria concedida pelo parlamento gaúcho e que cada deputado só pode indicar uma pessoa para agraciar durante os quatro anos de mandato.

Ao agradecer a homenagem, Manoel Francisco afirmou ser “um homem simples que viveu e continua vivendo para o trabalho”. “Fiquei muito lisonjeado com a homenagem da Assembleia, especialmente, por ter partido de alguém simples e humilde, que teve uma trajetória de vida parecida com a minha. Agradeço também a Deus por poder acordar todos os dias às quatro horas da manhã e fazer planos”, declarou.