Assembleia Legislativa discute saúde de Santa Maria

Uma comitiva de vereadores de Santa Maria foi ouvida na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (11). O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) concedeu espaço ao grupo durante a reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, da qual é presidente.

O vereador Manoel Badke (DEM), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara santa-mariense, relatou aos deputados a necessidade de ser agilizada a conclusão do Hospital Regional, a reivindicação dos servidores do município para serem incluídos no Instituto de Previdência do Estado (IPE) e a mobilização para viabilizar a construção do Hospital do Centro Universitário Franciscano (Unifra).

 

Bisogno, Valdeci, Badke, Pastor Chaves e dr. Moacir na Comissão da Assembleia
Bisogno, Valdeci, Badke, Pastor Chaves e dr. Moacir na Comissão da Assembleia

 

Valdeci reforçou que no dia 10 de abril, ocorrerá, em Santa Maria, uma audiência pública que debaterá o sistema de gestão do Hospital Regional. A atividade, que é promovida pela Assembleia Legislativa, ocorrerá dia 10 de abril, às 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. “Defendemos que a gestão do Regional não seja alterada, como sugeriu recentemente o secretário Estadual da Saúde. Querer mudar a forma de administração, a essa altura, pode custar mais dois anos de atraso na entrega do hospital”.

O vereador Pastor Chaves (PSDB) chamou a atenção para a dívida do Estado com o Hospital de Caridade, que somaria R$ 13 milhões. Segundo o vereador, os atendimentos pelo SUS prestados no hospital estão em risco, caso o governo não sinalize uma solução imediata.

Também estiveram na Comissão o vereador Marcelo Bisogno (PDT) e o coordenador adjunto da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Moacir Alves.

Texto e foto: Patrícia Lemos