Ao receber Mérito Farroupilha, Odilo Marion valoriza a dedicação aos estudos

O empresário Odilo Pedro Marion, 81 anos, o primeiro empreendedor a se instalar no Distrito Industrial de Santa Maria, recebeu, na noite desta segunda-feira (28/8), a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A condecoração foi entregue pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), proponente da homenagem, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria.


Na cerimônia, que contou com a presença de vereadores, familiares e amigos e amigas do homenageado, foram destacadas as inúmeras atividades já desenvolvidas por Marion, que além de ser empresário e de fundar a Agrimec, maior fábrica da América Latina de implementos utilizados na lavoura de arroz, atuou como agricultor, mecânico, motorista de táxi, caminhoneiro, vendedor, contabilista e professor. “A sua história é muito parecida com a minha história. Ambos saímos de comunidades muito pequenas, no interior da Região Central, trabalhamos na lavoura e superamos muitos desafios para chegar onde chegamos. E a sua trajetória, faço questão de ressaltar, me inspirou em diversos momentos. Siga crescendo, gerando empregos e desbravando o potencial extraordinário de Santa Maria”, afirmou Valdeci.

Na sua manifestação, Marion lembrou das dificuldades enfrentadas na infância e na determinação que tinha em melhorar de vida. “Eu queria estudar. E eu tinha consciência que, se eu estudasse, seria alguém na vida. Até os 18 anos, eu lia muito a Bíblia, a única leitura que tinha em casa na época. Eu estudei muito e, aos 28 anos, me tornei professor da Universidade Federal de Santa Maria. Assim que eu cheguei até aqui. Hoje, a Agrimec tem representantes (além do Brasil) na América Central, Ásia e África”, resumiu ele emocionado.

Além das diversas atividades profissionais realizadas, Odilo Marion também atuou na administração pública como diretor administrativo da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do RS (CIENTEC) e teve participações em muitas entidades locais e estaduais, entre elas o Clube de Diretores de Empresas Industriais, Feira Industrial de Santa Maria, Associação Distrito Vivo, Agência de Desenvolvimento, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), além da CIERGS e FIERGS.

MEDALHA – O Mérito Farroupilha, condecoração criada em 1995, é uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. O adereço é formado por uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas. A concessão da homenagem a Odilo foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia em novembro do ano passado.