A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, a construção da barragem de São Sepé – incluindo o canal – em parceria com o governo do Estado. Localizada na Região Central, a obra está avaliada em aproximadamente R$ 400 milhões e beneficiará diretamente os municípios de São Sepé e Formigueiro, alcançando mais de 40 mil pessoas com abastecimento de água em áreas urbanas.
Com a ação,o abastecimento de água em solo gaúcho será ampliado. “Chove muito no Rio Grande do Sul, mas também tem seca. Essa barragem é justamente para regularizar o abastecimento de água tanto humano quanto para a agropecuária, produção industrial, de serviços, enfim, para sustentar uma região importante do Estado”.
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, destacou a importância da iniciativa. “É uma obra de vulto, que vem para garantir segurança no abastecimento e, dessa forma, fortalecer o desenvolvimento econômico da Região Central. A presidenta e o governador atendem um compromisso que projeta um futuro melhor para milhares de gaúchos”, enalteceu.
A obra beneficiará principalmente as lavouras de arroz, além de garantir o aumento da área irrigada.
Pronatec – Nessa visita ao Estado, a presidenta também inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, na zona sul de Porto Alegre, e participou da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Texto: Felipe Samuel/Tiago Machado – Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini