Barragem de São Sepé traz segurança de abastecimento para Região Central, destaca Valdeci

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, a construção da barragem de São Sepé – incluindo o canal – em parceria com o governo do Estado. Localizada na Região Central, a obra está avaliada em aproximadamente R$ 400 milhões e beneficiará diretamente os municípios de São Sepé e Formigueiro, alcançando mais de 40 mil pessoas com abastecimento de água em áreas urbanas.

Com a ação,o abastecimento de água em solo gaúcho será ampliado. “Chove muito no Rio Grande do Sul, mas também tem seca. Essa barragem é justamente para regularizar o abastecimento de água tanto humano quanto para a agropecuária, produção industrial, de serviços, enfim, para sustentar uma região importante do Estado”.

2014anunciobarragem
Presidenta Dilma na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria em Porto Alegre com governador Tarso Genro e ex-governador Olívio Dutra (centro)

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, destacou a importância da iniciativa. “É uma obra de vulto, que vem para garantir segurança no abastecimento e, dessa forma, fortalecer o desenvolvimento econômico da Região Central. A presidenta e o governador atendem um compromisso que projeta um futuro melhor para milhares de gaúchos”, enalteceu.

A obra beneficiará principalmente as lavouras de arroz, além de garantir o aumento da área irrigada.

Pronatec – Nessa visita ao Estado, a presidenta também inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, na zona sul de Porto Alegre, e participou da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Texto: Felipe Samuel/Tiago Machado – Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini