Secretário do Planejamento em Santa Maria

Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta
Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta

O secretário estadual do Planejamento e Participação, João Motta, esteve em Santa Maria, neste final de semana, a convite do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Motta participou de uma reunião do mandato do deputado no Instituto São José, no sábado (22), e fez uma exposição sobre a conjuntura política gaúcha e as principais ações previstas para os próximos meses pelo governo do Estado. Afirmou que, na maioria das áreas, a atual gestão mais que dobrou os investimentos. Destacou que a área da saúde é uma prioridade e que o Executivo cumprirá a meta de investir 12% da receita estadual no setor. “As transferências para a saúde dos municípios triplicaram e o mesmo ocorre no repasse para os hospitais. A atual gestão já repassou R$ 1,3 bilhão para os hospitais gaúchos de 2011 para cá. Estamos também ampliando significativamente a cobertura da atenção básica de saúde”, disse Motta.

Motta também destacou o crescimento dos investimentos em saneamento e infraestrutura. “Buscamos financiamentos e recursos federais para retomar obras de grande porte. A duplicação que está sendo feita na ERS-509 e o esgotamento sanitário no bairro Camobi são exemplos concretos disso”, explicou.

As obras confirmadas do anel viário de Santa Maria e da BR-392, entre a cidade e Santo Ângelo, foram outras ações destacadas por Motta na região e que serão realizadas em parceria pelos governos federal e estadual. Conforme ele, outra tarefa do Estado neste ano, na área da infraestrutura, é garantir o começo da construção da Barragem do Rio São Sepé, em São Sepé. “Isso está bem alinhavado junto ao governo federal e pode, inclusive, motivar uma vinda da presidenta Dilma ao Estado”, afirmou.

Além de João Motta e de várias lideranças políticas, o senador Paulo Paim (PT) participou da reunião, antes de retornar à capital do Estado. Ele colocou o seu mandato no Senado à disposição de Valdeci para realização de atividades conjuntas.

Senador Paulo Paim
Senador Paulo Paim

Texto: Tiago Machado – Fotos: Gabriela Freitas