Na última quarta-feira (12), o vice-presidente Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (CCDH), deputado Valdeci Oliveira (PT), através de matéria publicada em nosso site, fez críticas a discursos feitos pelos deputados federais Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB). As críticas se referem a pronunciamentos que ocorreram em reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, em Vicente Dutra, município localizado na região norte do Rio Grande do Sul.
Na matéria publicada, a qual foi produzida pela assessoria de imprensa do deputado, o texto não diferencia com exatidão os interlocutores e suas respectivas falas. Cabe, portanto, distinguir que as críticas de Valdeci relativas às declarações preconceituosas contra gays, lésbicas, índios e quilombolas são dirigidas somente ao deputado Luis Carlos Heinze. Conforme está explícito no vídeo amplamente divulgado pela imprensa e nas redes sociais, Heinze, em um trecho da sua fala, diz: “O mesmo governo… seu Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma. É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, ali está alinhado. E eles tem a direção, que tem o comando do governo”.
Já a crítica de Valdeci relativa à incitação de confrontos agrários é dirigida somente ao deputado Alceu Moreira (PMDB). Conforme está explícito no mesmo vídeo, Moreira, em um trecho da sua fala, diz: “ Nós, os parlamentares, não vamos incitar a guerra, mas lhes digo: se fardem de guerreiros e não deixe um vigarista deste dar um passo na tua propriedade. Nenhum! Nenhum! Usem todo tipo de rede, todo mundo tem telefone, liguem um para o outro imediatamente, reúnam verdadeiras multidões e expulsem do jeito que for necessário!”
As falas dos dois deputados federais podem ser conferidas no vídeo abaixo, que ganhou repercussão nos veículos de comunicação em todo o País e nas redes sociais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PjcUOQbuvXU[/youtube]
Texto: Tiago Machado