Confirmada nesta semana, a liberação de R$ 2,1 milhões do governo do Estado para o Santa Maria Tecnoparque vai acelerar a arrancada de trabalho da instituição, que foi inaugurada na quinta-feira passada (12). Esta é a posição do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que ajudou na articulação realizada para garantir os recursos do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos para Santa Maria. “Inauguramos o Parque na semana passada e agora, poucos dias depois da abertura oficial, o governo do Estado viabiliza recursos que são essenciais para aquisição de equipamentos, criação de laboratórios e para garantir uma estrutura qualificada de trabalho. Isso contribui para que o Parque se torne, de fato, uma referência em inovação e empreendedorismo”, afirma Valdeci.
Conforme o diretor administrativo e financeiro do Tecnoparque, Vilson Serro, os recursos possibilitarão a implantação do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores (CETESIM), um dos diferenciais do projeto santa-mariense. “A verba também permitirá toda a equipagem do auditório do Tecnoparque”, ressaltou Serro.
Segundo Valdeci, a presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, e o diretor Vilson Serro fizeram diversas reuniões em Porto Alegre, na Secretaria de Ciência e Desenvolvimento Tecnológico, para tratar da liberação do recurso estadual. “O Parque já nasce mostrando articulação e competência”, afirmou o deputado.
Além do governo do Estado, também são apoiadores do Santa Maria Tecnoparque a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro Universitário Franciscano (Unifra), a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), a 3ª Divisão de Exército e o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais.
Texto: Tiago Machado – Foto: Claudio Fachel