A Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Santa Maria vão promover, em março, uma audiência pública sobre os direitos das pessoas com deficiência. A realização da atividade foi definida, nesta segunda (9), em Porto Alegre, durante reunião entre o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento Gaúcho, e os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Luciano Guerra (PT), respectivamente o presidente e o vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. A data do debate já está definida: dia 21 de março, às 9h, no Plenário da Câmara de Santa Maria. “Vamos levar especialistas e instituições para discutir de forma aprofundada o tema. Queremos abordar a questão do mercado de trabalho e da acessibilidade. Aproveitaremos também toda a experiência e o acúmulo que a CCDH possui sobre a questão”, afirmou Valdeci.
A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência de Santa Maria também é integrada pela vereadora Dra. Deili Silva (PTB) , vice-presidente do grupo legislativo.
DAER – Além da agenda na Assembleia, os vereadores Luciano Guerra e Admar, acompanhados pelo deputado Valdeci, realizaram uma audiência com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Carlos Eduardo Vieira. Os parlamentares reivindicaram ao diretor melhorias na RSC-287, no trecho entre Santa Maria e Paraíso do Sul, principalmente na questão da sinalização e das condições de segurança. Uma das preocupações é o acesso à Escola Major Tancredo Penna de Moraes, instituição situada nas margens da rodovia. Os vereadores sugeriram a colocação de um redutor de velocidade ou de um pardal em frente à escola. O diretor afirmou que está no cronograma do Departamento encaminhar melhorias na sinalização da rodovia. “É um questão de segurança”, afirmou Vieira.
Texto: Tiago Machado – Fotos: Gabriela Freitas