O primeiro passo para a implantação do Programa de Escola de Tempo Integral no Estado foi dado nesta terça (5). Em ato realizado no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro assinou o projeto de lei que regulamenta a iniciativa. A proposta prevê que as escolas estaduais ofereçam disciplinas também no turno inverso ao da matrícula e quatro refeições diárias para os alunos do ensino fundamental. O deputado Valdeci Oliveira (PT) acompanhou a cerimônia no Piratini e destacou que a Assembleia Legislativa deverá ser sensível à proposta. “Depois que o governador assinou o projeto de lei, a matéria segue agora para apreciação do Parlamento. Tenho convicção de que, pela força do tema e pela repercussão positiva para a educação, contaremos com o aval de todas as bancadas”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa.
Conforme o governador Tarso Genro, o Rio Grande do Sul é o primeiro estado a apresentar um Programa de Escola de Tempo Integral baseado em um projeto de lei. “Isto vai beneficiar uma parte significativa dos estudantes da rede fundamental”, destacou.
Ao assinar o projeto de lei, Tarso também enfatizou que a iniciativa tem inspiração no gestão do ex-governador Leonel Brizola.
Texto e fotos: Tiago Machado