O convênio assinado, nesta quinta (03), entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e a prefeitura de Marau vai garantir a instalação de 16 câmeras de vigilância nos principais pontos da cidade. O compromisso foi firmado pelo secretário Airton Michels, pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte, e pelo prefeito Josué Longo (PP). O ato foi acompanhado pelo líder do governo na Assembleia, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e pelo vereador de Marau, Matheus Fernandes (PT).
Para o deputado Valdeci, a mobilização dos moradores foi fundamental no processo. “Participamos de diversas reuniões em Marau e sempre fomos demandados sobre a questão da segurança. Fizemos a mediação com a SSP e a Brigada. Agora o governo está colocando o efetivo da Brigada Militar para trabalhar no videomonitoramento e a prefeitura deve instalar as câmeras e viabilizar a operação. É uma integração importante para a comunidade marauense”, comenta.
A aquisição, a instalação, a conservação e a manutenção dos equipamentos, bem como toda a infraestrutura operativa do sistema, são de responsabilidade do município. O investimento aproximado de R$ 300 mil será custeado pela Prefeitura de Marau, que fará a licitação nos próximos dias. Competirá ao Estado, através do efetivo Brigada Militar, o gerenciamento, o monitoramento e a coleta das imagens, além do arquivamento.
Para o secretário Airton Michels, a participação dos municípios trazem resultados eficazes na redução da criminalidade. “Isso contribui para toda a segurança pública do Estado e nós queremos cada vez mais firmar estas parcerias com os municípios”, afirmou.
Ouça:
A comitiva vinda de Marau ainda contou com secretário municipal de segurança, outros vereadores e lideranças do município. A reunião também teve a participação do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), que, juntamente com Valdeci, fez a mediação da demanda.