O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) intermediou a visita do prefeito de Itaara, Rony Sérgio Carnieletto, e do procurador do município, Rubem Souza Coelho, ao diretor administrativo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Eduardo Antonio Peters. O tema da reunião foi o impasse sobre as famílias que estão instaladas na área de preservação ambiental próxima a barragem Rodolfo Costa e Silva, na localidade Val de Serra, no interior do município de Itaara, que é de responsabilidade da Corsan. Há uma ação movida pelo Ministério Público para que a área seja liberada. A estimativa é que cerca de 30 famílias residam na reserva.
Por ter conhecimento da situação desde a época em que era vereador de Santa Maria, o deputado Valdeci ponderou a necessidade de buscar uma solução pacífica. “Precisamos de uma alternativa não que traga prejuízos para ninguém. Temos tempo e vontade de solucionar este impasse. A preocupação fundamental é evitar o conflito e estamos dialogando com todas as partes”, comenta.
A direção da Corsan deve chamar uma reunião com secretarias que estão envolvidas nas etapas da reintegração de posse. “A ideia é ver com as secretarias as políticas públicas que possam garantir a transferência as pessoas que vivem na área e dar condições de continuar a vida com dignidade em outro local”, afirma Valdeci.
Texto e fotos: Tiago Dias