Valdeci e Farret dizem “sim” à disputa pela Prefeitura de Santa Maria

O deputado estadual Valdeci Oliveira e o ex-prefeito e ex-deputado estadual José Haidar Farret estarão lado a lado na eleição para a Prefeitura de Santa Maria. Nesta simbólica sexta-feira, dia 13 de outubro, Valdeci e Farret anunciaram suas pré-candidaturas, respectivamente, a prefeito e a vice-prefeito do quinto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante encontro com os presidentes e as comissões executivas da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), União Brasil e PSD, que manifestaram à dupla o pedido para confirmação da chapa para 2024 neste momento. “Dentro de todos os apelos que tenho recebido, não tem como dizer ´não´ a este processo. Estou me colocando à disposição da nossa cidade, do meu partido, da Federação Frente Brasil da Esperança, do União Brasil, do PSD e de todos que se somarem”, afirmou o deputado após ouvir os dirigentes de cada um dos partidos presentes. “Ao fazermos isso, fazemos de coração, como foi também a minha adesão na campanha (passada), coerentemente, conscientemente, votando no presidente Lula. Não só nele, votei no Olívio para senador, no Edegar a governador, no Pimenta a deputado federal e no Valdeci a deputado estadual”, lembrou Farret. “Conte com a minha lealdade, solidariedade e, acima de tudo, com a minha vontade de ajudar Santa Maria”, acrescentou ele.

De acordo com Valdeci, a decisão baseia-se, principalmente, em três motivos: “Porque adoro Santa Maria e devo a ela tudo o que sou. Porque o presidente Lula tem feito apelos para que nós busquemos ampliar os espaços de disputa política em consonância com o projeto nacional e, em terceiro e último lugar, é porque eu olho para os lados e vejo aqui gente que, assim como eu, está disposta a fazer política séria, de qualidade, com maturidade, experiência e respeito, principalmente com um olhar para quem mais precisa”, completou.

Ex-prefeito de Santa Maria por duas gestões (2001-2008) e desempenhando atualmente o quarto mandato como parlamentar estadual, tendo ocupado no ano passado a presidência da Assembleia Legislativa, Valdeci avalia o atual período como especial. “É um momento histórico, não só pela questão de Santa Maria, mas pelo que nós estamos vivendo no Brasil, de novos tempos, novos horizontes, novos ares e uma nova esperança. O Brasil está presenciando a capacidade de um governo que faz uma interlocução com país inteiro e com o mundo”, analisou Valdeci. Ao se dirigir ao pré-candidato a vice, Valdeci lembrou do período em que esteve à frente do executivo santa-mariense. “Nós acompanhamos Santa Maria e nós sabemos, doutor Farret, de todas as dificuldades que enfrentamos enquanto cidade em vários governos. Mas também sabemos o quanto nós avançamos nos oito anos que estivemos como prefeito, principalmente nos últimos seis junto com o governo federal do presidente Lula”, sustentou.

Durante seu discurso, Valdeci destacou as diversas dificuldades que a eleição municipal santa-mariense oferece e os objetivos da chapa em caso de vitória. “Em cada canto da cidade que eu passo, as pessoas têm feito esse apelo (para concorrer). A nossa disposição só tem uma razão de ser: buscar vencer as eleições, com muita humildade e seriedade, e vir para fazer mais e melhor do que fizemos no tempo em que estivemos na prefeitura”, assinalou. “Eu e o Farret temos uma marca que ninguém pode tirar: a maturidade, a experiência. E uma cidade como Santa Maria precisa disso, precisa de ousadia, criatividade, capacidade de olhar para ´além do Cadena´ e de uma relação absolutamente irmanada com o governo federal”, listou.

Como último recado aos presentes, o agora pré-candidato a prefeito foi taxativo: “A partir de hoje, se preparem. Eu e o Farret vamos chamar vocês sempre que for possível. Nós vamos gastar muita sola de sapato”, anunciou Valdeci.

Entre os presentes no encontro, estavam Sidinei Cardoso, presidente municipal do PT; Marcelo Bisogno, presidente municipal do União Brasil; Alexandre Pahim, presidente municipal do PCdoB; Jorginho Leal, presidente municipal do PSD; as vereadoras Helen Cabral e Marina Callegaro (PT); a suplente de vereadora Maria Rita Py Dutra (PCdoB), o vereador Valdir Oliveira (PT), e diversas outras lideranças partidárias locais.